Quando há um problema na circulação sanguínea, os sintomas começam a aparecer, causando preocupação ao paciente. Nesse momento, muitas pessoas não sabem a quem recorrer. Assim, continue a leitura e saiba como o cirurgião vascular pode ajudar nessas situações.
O que faz um cirurgião vascular?
Esse profissional é especializado no tratamento de doenças que afetam o sistema vascular. Apesar de também ser uma atribuição dele, o cirurgião vascular também está habilitado a atender e tratar pacientes que não necessitam de uma intervenção cirúrgica
O nosso corpo é formado, entre outras coisas, por artérias, veias e vasos linfáticos. As artérias são os vasos responsáveis por conduzir o sangue do coração para as extremidades. As veias realizam o processo inverso, ou seja, elas transportam o sangue das extremidades para o coração.
Os vasos linfáticos realizam o transporte dos glóbulos brancos e da linfa, um líquido produzido no sangue composto de proteínas e gorduras. Esses três formam o sistema circulatório. Para que o corpo humano funcione corretamente, esse fluxo sanguíneo precisa ser bom.
Quando há qualquer obstáculo que cause impacto no transporte do sangue ou dessas substâncias, o fluxo é interrompido e, com sua evolução, é originada uma doença vascular.
Quando preciso da ajuda desse profissional?
Esse cirurgião deve ser procurado quando você se deparar com sintomas que indiquem a presença de problemas circulatórios, arteriais ou venosos. Os principais transtornos que esse profissional está apto a tratar são:
- No sistema arterial, a doença mais comum é a aterosclerose. Essa doença causa o estreitamento e endurecimento das paredes das artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo e afetando a irrigação dos tecidos;
- No sistema venoso as patologias mais frequentes são as varizes e as tromboses venosas. As varizes ocorrem pela dilatação das veias e a trombose venosa é ocasionada pela formação de coágulos dentro das veias;
- No sistema linfático, são os problemas nos membros inferiores que apresentam dificuldade de drenagem da linfa, formando inchaços recorrentes.
Contudo, o cirurgião vascular também pode tratar um acidente vascular cerebral (AVC) por obstrução das carótidas, aneurismas, mioma, isquemias, telangiectasias, úlceras venosas, linfedemas, arterite, e também auxilia em transplantes de medula óssea e na nefrologia.
Quais são os tratamentos que este profissional está apto a fazer?
É importante que você conheça as atividades realizadas por esse profissional, pois existem tratamentos complexos que só podem ser executados por ele. Diferentemente do angiologista, o cirurgião atua nos procedimentos invasivos. Ele está habilitado para fazer:
- Escleroterapia: são as aplicações para realizar a secagem de microvarizes e vasinhos;
- Cirurgia das carótidas: é a intervenção para tratar a obstrução das carótidas;
- Tratamento de varizes e vasinhos: consiste na aplicação de um dos diferentes métodos para a retirada de ramos varicosos;
- Cirurgias arteriais para tratamento de aneurismas e de obstruções arteriais;
- Fístula arteriovenosa para hemodiálise;
- Revascularização dos membros.
Existem profissionais de outras áreas que não são especialistas no assunto e se habilitam a executar esses procedimentos. No entanto, quando esses tratamentos são realizados por leigos ou não especialistas, você está exposto a maiores riscos.
Então, você já sabe que para o tratamento de uma doença que afete as veias, artérias ou os vasos linfáticos, o cirurgião vascular é o profissional mais indicado.
Quer saber mais? Clique no banner!