Pesquisar

Dor no peito: conheça as possíveis causas

A sensação de dor no peito costuma trazer muita preocupação a quem sente. Apesar de ser o principal sintoma de angina ou de infarto, nem sempre indica um grave problema de saúde. O importante é identificar como, onde a dor surge e se é acompanhada de outros sintomas.

Você sabia que existem diversos problemas que podem causar a dor torácica? Pois é, por isso, preparei esse texto para apresentar algumas dessas possíveis causas. Não deixe de ler!

Possíveis causas da dor no peito

1) Excesso de gases

Pode parecer brincadeira, mas não é. O excesso de gases é uma das causas mais frequentes de dor na região do tórax. Isso ocorre porque o acúmulo de gases no intestino pode provocar pressão sobre alguns órgãos abdominais, causando uma dor que irradia para o peito.

Quando a origem está no excesso de gases intestinais, a dor se manifesta através de pontadas fortes que desaparecem repentinamente e retornam, principalmente, quando a pessoa pressiona o abdômen ao se movimentar.

2) Refluxo gastroesofágico

Também conhecido como DRGE, ele ocorre quando algo que está dentro do estômago retorna, indevidamente, para o esôfago de forma crônica e repetida. Essa constância promove a lesão do órgão.

O refluxo gastroesofágico pode ocorrer quando nos alimentamos em excesso, dilatando o estômago e dificultando o fechamento do anel esfíncter. Outra causa é o relaxamento desse anel, promovida pelo uso de cigarro ou pela ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas.

As pessoas obesas ou mulheres grávidas também estão mais expostas à doença. Nos quadros de refluxo gastroesofágico, a dor no peito ocorre frequentemente. Assim, ela se caracteriza por ocorrer no esterno e ser acompanhada de queimação, dor no estômago e desconforto na garganta.

3) Infarto

A dor no peito é um sintoma muito específico de um infarto. Em suma, o infarto ocorre quando o músculo do coração (miocárdio) fica desabastecido de sangue em razão de uma interrupção no fluxo sanguíneo.

Essa interrupção acontece quando há uma obstrução nas artérias. A principal causa desse bloqueio é a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura no sangue. 

Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo. Em consequência dessa obstrução, o miocárdio pode ser danificado ou necrosado, causando o infarto.

Entre os sintomas mais frequentes está a dor no peito que se caracteriza por irradiar para as costas, rosto e o braço esquerdo. O paciente também pode apresentar sensação de peso ou aperto sobre o tórax, suor excessivo, palidez, desmaio e arritmia cardíaca.

4) Doença cardíaca

A dor torácica é um sintoma comum de diferentes doenças cardíacas, como por exemplo, angina, fibrilação atrial e arteriosclerose. A dor varia conforme a causa e a idade/gênero do paciente. Em alguns casos, as pacientes mulheres não apresentam esse sintoma.

A melhor forma de identificar a doença é verificando quais são os outros sinais que acompanham a dor no tórax. O paciente pode sentir dor na região em que há a obstrução da artéria, fadiga, fraqueza muscular, falta de ar, cansaço, tontura e pode até desmaiar.

Essas são apenas algumas das possibilidades que podem provocar a dor no peito. A melhor forma de descobrir a origem dela é se consultando com um cardiologista. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre cardiologia.

Adicione o artigo "Dor no peito: conheça as possíveis causas" ao seu pedido

Chamadas para redes sociais

Aqui estão as opções que serão utilizadas nos posts de redes sociais que levarão as pessoas até o seu site.
logo_horizontal-cinza-2_simbolo

Você compartilhou um link

19 de setembro de 2025 •

A sensação de dor no peito costuma trazer muita preocupação a quem sente. Apesar de ser o principal sintoma de angina ou de infarto, nem sempre precede um grave problema de saúde. Leia o artigo para conhecer outras patologias que pode indicar.
logo_horizontal-cinza-2_simbolo

Você compartilhou um link

19 de setembro de 2025 •

Excesso de gases, refluxo gastroesofágico e infarto são algumas das possibilidades que uma dor no peito pode indicar. Para saber como identificar, é preciso conhecer as características que ela tem em cada situação. Ficou interessado. Saiba mais no artigo de hoje.
logo_horizontal-cinza-2_simbolo

Você compartilhou um link

19 de setembro de 2025 •

A dor no peito é um sintoma comum de diferentes doenças cardíacas, como por exemplo, angina, fibrilação atrial e arteriosclerose. A dor varia conforme a causa e a idade/gênero do paciente. Acesse o link e entenda mais sobre o assunto.
logo_horizontal-cinza-2_simbolo

Você compartilhou um link

19 de setembro de 2025 •

Doença cardíaca, aterosclerose e refluxo gastroesofágico são apenas algumas das possibilidades que podem provocar a dor no peito. A melhor forma de descobrir a origem dela é se consultando com um cardiologista. Quer saber mais? Leia o artigo.
logo_horizontal-cinza-2_simbolo

Você compartilhou um link

19 de setembro de 2025 •

A dor no peito é um sintoma muito específico de um infarto. O infarto ocorre quando o músculo do coração fica desabastecido de sangue em razão de uma interrupção no fluxo sanguíneo. Porém, essa dor também pode indicar outras doenças. Saiba mais neste artigo.
Adicione o artigo "Dor no peito: conheça as possíveis causas" ao seu pedido

Como funciona
Automação de Artigos

Navegue por diversos assuntos de sua especialidade.

Faça a curadoria do conteúdo, selecionando apenas os artigos que você avalia importantes para seu público.

Ao finalizar seu pedido, postaremos o conteúdo em seu blog e criaremos chamadas para o conteúdo em suas redes sociais.

Há alguma informação errada ou mal explicada neste post?​

Vamos considerar sua sugestão para o post desta página.

Como o conteúdo chega aos seus pacientes

Não adianta nada ter conteúdo informativo em seu blog, se as pessoas não chegam ao seu site para lê-los, né?!

Um parte importante da estratégia de atração envolve a maneira como os conteúdos são levados aos seus pacientes. Por isso, criamos cinco opções de chamadas para este artigo.

Dessa forma, de maneira espaçada, dentro da estratégia e com os outros artigos escolhidos, o paciente pode ser atraído a esse artigo até cinco vezes.