O implante de próteses de silicone é uma das cirurgias mais desejadas pelas mulheres, independentemente da idade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o aumento dos seios é responsável por 22,5% das cirurgias de prótese de silicone, e a redução mamária representa 11,7% do total de intervenções feitas no país.
As próteses variam de tamanho, tipo de material, textura, marca, entre outras características. Normalmente antes de escolher o tipo de prótese, o cirurgião avalia o tamanho do tórax, a tendência à flacidez e ao aparecimento de estrias, espessura da pele e objetivo do paciente, além de estilo de vida e planos para o futuro.
A cirurgia de implante das próteses é simples e dura, em média, duas horas, podendo ser utilizada anestesia geral, local com sedação ou peridural. Apesar de ser um procedimento com poucos riscos, o pós-operatório é fundamental para a recuperação do paciente e a qualidade do resultado.
Cuidados pós-operatório prótese de silicone
O tempo de recuperação após a cirurgia nas mamas pode variar de acordo com o lugar em que o implante foi alojado (por baixo ou por cima do músculo). As pacientes que tiveram o implante colocado na posição submamária tendem a ter uma recuperação menos dolorosa e com retorno mais rápido à rotina, ao contrário do pós-operatório do silicone submuscular. Em todos os casos, é recomendado uma atenção maior nos primeiros 20 dias após a cirurgia.
Os principais cuidados após a colocação da prótese de silicone são:
Banho: o banho completo só é liberado após 24 horas da cirurgia. O ideal é que a paciente esteja acompanhada para receber ajuda caso tenha alguma tontura ou desconforto.
Sutiã pós-operatório: recomenda-se que o uso desse sutiã seja feito por pelo menos um mês decorrido da cirurgia.
Movimento dos braços: é importante tomar cuidado com o movimento dos braços, uma vez que, ao mexê-los, a musculatura também se movimenta junto com os seios. Nas duas primeiras semanas após a cirurgia, é recomendado que não se levante os braços acima dos ombros. Depois, aos poucos a paciente vai retomando os movimentos.
Posição ao dormir: é recomendado colocar dois travesseiros nas costas para elevar o tronco. Dormir com a barriga para cima e com os braços ao longo do corpo.
Atividade física: caminhadas leves sem causar muito esforço podem ser feitas usualmente após sete dias. A volta aos exercícios deve ser indicada somente após 30 dias ou mais.
Alimentação: recomenda-se optar por comidas com pouco sal para não aumentar o inchaço. Dependendo da anestesia e da recuperação da cirurgia, uma comida mais leve pode ser mais indicada no primeiro dia (frutas, sopa, gelatina, bolachas, chá). Outra dica é evitar alimentos que produzem gases (como feijão e alho), para não causar desconforto.
Resultado da prótese de silicone
Nos primeiros dias é normal que a região fique inchada, mas já é possível perceber um pouco do resultado das próteses de silicone.
Normalmente, após 30 dias o edema terá reduzido, mas o aspecto final só será visualizado após três ou quatro meses da cirurgia.
Quer saber mais? Clique no banner!