O primeiro filho traz a preocupação de como será a nova vida e a expectativa da atuação dos pais de primeira viagem. A vinda do segundo filho, por outro lado, traz novas preocupações: como o filho mais velho irá reagir? Será que ele sentirá ciúmes? Como os pais irão se comportar com dois filhos?
É claro que os pais não vão amar menos o filho mais velho, mas ele não sabe disso, independente da idade que tiver, uma vez que antes ele tinha toda atenção para si e nem ele mesmo sabe como irá reagir ao ter que dividi-la. Por isso, é preciso tratar esse assunto antes mesmo da chegada do novo bebê. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar os pais a lidarem com essa questão. Confira!
Sempre converse com seu filho mais velho sobre o assunto
A conversa com o mais velho é uma das ações mais importantes a serem feitas. Pois, é nesse momento que você mostra para ele que o novo membro da família veio para somar, que vai ser ótimo para ele ter uma companhia, que a família ficará mais feliz e completa com a chegada do bebê.
Além disso, é preciso mostrar as coisas que ele ainda poderá fazer com o irmão, como brincar junto, passear, ter uma companhia em viagens e em momentos especiais. É preciso prestar atenção em como ele reage e buscar ações para amenizar o sentimento de ciúme.
Elogie bons comportamentos do irmão mais velho
Uma das melhores ações dos pais em relação ao mais velho é sempre elogiar o bom comportamento dele com o novo irmão, desde quando ele fizer carinho — mesmo na barriga da mãe —, o cuidado e todo amor que ele demonstrar.
Mostre as novas responsabilidades que o irmão mais velho terá
Todo mundo gosta de responsabilidades, certo? Ainda mais quando se é criança. Deixe o irmão mais velho participar de momentos importantes, como dar banho, trocar a fralda e fazer ninar. Dê para ele a missão de sempre proteger o irmão, não deixar que ele se machuque, entre outras ações importantes.
Separe momentos exclusivos para a criança maior
É fato que o bebê demandará muito mais atenção por ser recém-nascido. Porém, não se esqueça do filho mais velho, ele também precisa de cuidados e atenção. Procure encontrar horas no dia em que possa dedicar um tempinho exclusivo para ele, como na hora em que o bebê está dormindo.
Expresse seu amor
Deixe bem claro que você ama seu filho, faça gestos e demonstre amor sempre que puder. Crianças precisam de demonstração de afeto.
Fale sobre as experiências com a criança sempre
Sempre que tiver a oportunidade, fale para o filho mais velho como foi com ele quando estava grávida ou quando ainda era bebê. Conte histórias e dê risadas junto com seu filho.
Quer saber mais? Clique no banner!