A dificuldade de andar pode estar relacionada a problemas vasculares. Assim, é importante buscar ajuda médica especializada para verificar se alguma doença vascular está afetando os membros inferiores. Além da dificuldade de andar, outros sintomas devem ser observados como, por exemplo, inchaço, dor, lesões que não cicatrizam, veias sobressalentes, vasinhos, manchas escuras (semelhantes a hematomas) nas pernas.
Entre as doenças vasculares que atingem as pernas podemos citar as varizes, trombose e doença arterial periférica (causada pela aterosclerose). Nesse sentido, os principais fatores de risco são: doenças cardíacas, obesidade, colesterol alto, hipertensão, diabetes e tabagismo.
Problemas que causam dificuldade de andar
1. Pernas inchadas
Inchaço constante nas pernas pode sinalizar problemas em vasos sanguíneos e linfáticos. Quando o sangue não flui normalmente e o organismo começa a reter líquidos, em consequência de doenças vasculares, os membros inferiores podem ficar inchados mais vezes, resultando em dificuldade para andar.
2. Dores fortes nas pernas
Sentir dores fortes nas pernas, mesmo em repouso, não é normal. Assim, se esse sintoma é contínuo, trazendo dificuldade para andar, é importante consultar o médico. Em suma, a circulação sanguínea nas pernas pode estar comprometida.
3. Varizes calibrosas
Vasinhos ou varizes são sintomas de doenças vasculares. Aquelas que são mais grossas e tortuosas são as mais graves e podem causar sérias complicações. Daí a importância de iniciar o tratamento de varizes o mais cedo possível.
4. Pernas pesadas e cansadas
Problemas vasculares deixam as pernas pesadas e cansadas. Assim, fica mais difícil caminhar, correr, subir escada, permanecer em pé ou sentado por muito tempo. As pernas ficam fracas e muito doloridas quando a circulação sanguínea está prejudicada por problemas vasculares.
5. Outros sintomas
Perda de sensibilidade, formigamento, cãibras, pés e pernas frias, lesões na pele que não cicatrizam são outros sintomas que precisam ser investigados pelo médico porque também estão relacionados a problemas vasculares nos membros inferiores.
Diagnóstico de problemas vasculares
Ao sentir dificuldade de andar é importante marcar uma consulta médica o quanto antes. Além da avaliação física e do histórico do paciente, o médico solicitará exames de imagem como o ultrassom ou a angiografia, que analisam o funcionamento das artérias e veias. Com base nos resultados e outros exames complementares (se necessário) é possível determinar a causa da dificuldade de andar, se existem ou não problemas vasculares ou se o sintoma está relacionado a doença neurológica, por exemplo.
Tratamento de problemas vasculares
O tratamento depende do que está causando a dificuldade de andar. Confirmado o diagnóstico de problemas vasculares, o médico prescreverá os remédios e demais procedimentos para melhorar a circulação sanguínea, combater inchaço e dores nas pernas. Dependendo da gravidade, a cirurgia pode ser o tratamento mais adequado para desobstruir ou eliminar vasos sanguíneos danificados.
Para prevenir os problemas vasculares é importante mudar o estilo de vida: alimentação saudável, prática de atividades físicas, parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas e fazer o check-up médico regularmente são algumas medidas que ajudam evitar muitas doenças.
Quer saber mais? Clique no banner!