A má circulação sanguínea nada mais é do que a dificuldade de transporte do sangue pelas artérias e veias do corpo. Geralmente, os principais sintomas dos problemas de circulação são as dores nas pernas, inchaço nos pés, mãos constantemente frias e o aparecimento de varizes.
A má circulação, apesar de assustar, é uma condição muito comum, que se manifesta principalmente nas mulheres que fazem uso de contraceptivos orais (anticoncepcionais) e em indivíduos acima do peso ideal.
O problema tem inúmeras causas, apesar de quase sempre ser hereditário. Entre as causas mais comuns estão o hábito frequente de cruzar as pernas, ficar longas horas em pé ou sentado, além do envelhecimento natural do corpo.
O método mais simples para diagnóstico de possíveis problemas de circulação de sangue é atentando-se aos sinais do corpo. Pensando nisso, trouxemos os principais sintomas da má circulação sanguínea.
Vamos conferir?
Sintomas mais frequentes de problemas de circulação
Extremidades frias
Quando há problemas de circulação no corpo, as extremidades são as últimas a receberem sangue – como mãos e pés. Por isso, um sintoma característico da condição é que tais áreas estejam constantemente frias.
Inchaço nos pés e pernas
Com a falta de corrente sanguínea circulando normalmente, pernas e pés também tendem a inchar. Para indivíduos com sobrepeso, ou mulheres que tomam anticoncepcionais, as chances da condição se manifestar são ainda maiores.
Cansaço e dores nas pernas
A dor e o cansaço nas pernas também tende a acontecer quando existe a má circulação sanguínea. Assim, é possível ainda a sensação constante de formigamento na área.
A dor costuma aparecer principalmente após longos períodos sentado ou de pé.
Pele seca
Com a má circulação, até a camada mais externa da pele é afetada. A pele (principalmente dos braços, ombros e pernas) pode ficar seca e até mesmo escamosa.
Varizes
O aparecimento de varizes é um dos mais expressivos sintomas de má circulação de sangue. Isso ocorre porque há um aumento da pressão nas veias. As varizes quase sempre se manifestam perto dos tornozelos e pés.
Unhas quebradiças e perda de cabelo
Quando o organismo não está recebendo a quantia necessária de nutrientes (carregados pela corrente sanguínea de uma área à outra) unhas e cabelos tendem a ficar enfraquecidos.
Problemas de digestão
Como você já pode ter notado, os problemas de circulação interferem em praticamente todo o organismo – e não seria diferente nos órgãos do sistema digestivo, que tendem a trabalhar mais lentamente, causando constipação (prisão de ventre).
Sistema imunológico fraco
Com os problemas de circulação, o sistema imunológico também diminui sua capacidade de detecção e combate a patógenos.
Quer saber mais? Clique no banner!