Uma das grandes preocupações dos pacientes candidatos à gastroplastia é a complexidade do procedimento e o longo período de recuperação. Por isso, a técnica de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é muito procurada, pois são diversas as vantagens.
Já ouviu falar nesse método? Conhece os benefícios que ela oferece? Então, leia esse artigo até o final para descobrir.
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é realizada com o intuito de reduzir o tamanho do estômago e, consequentemente, a redução de peso. Nesse sentido, ela é indicada para pacientes obesos ou portadores de doenças que foram agravadas pela obesidade.
O procedimento é aprovado e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que também estabeleceu critérios para a realização do procedimento a fim de garantir sua segurança. Esses critérios são:
- Ter o IMC maior ou igual a 40;
- Se o IMC for entre 35 e 40, precisa ter o histórico de duas complicações de saúde;
- Idade mínima de 18 e máxima de 65 anos. Os menores de 16 anos somente em casos de síndrome genética ou por recomendação da equipe médica e. Além disso, uma autorização do responsável legal é necessária;
- Acima de 65 anos apenas com a avaliação do risco cirúrgico, da presença de comorbidades, expectativa de vida e quais os benefícios que o emagrecimento trará;
- Ter o mesmo IMC e as comorbidades de alto risco há, no mínimo, dois anos;
- Realização de outros tratamentos convencionais que não apresentaram resultados;
- Insucesso ou recidiva do aumento de peso.
Como é realizada a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia?
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é considerada um método menos invasivo para a realização do procedimento. Dessa forma, por meio dessa técnica, são realizadas pequenas incisões, de no máximo 1 cm, no abdômen.
A cânula é inserida por essas incisões e permite que o cirurgião visualize o interior da cavidade abdominal do paciente. Da mesma forma, os instrumentos necessários para a cirurgia também passam por dentro dessa cânula.
O procedimento dura, em média, uma hora e 30 minutos e o paciente recebe a alta hospitalar logo nos primeiros dias. Ele estará apto a retornar as suas atividades por volta de 7 a 10 dias após a cirurgia.
São poucas as contraindicações para esse método, na maioria dos casos, são relacionadas ao estado de saúde do paciente, como por exemplo, a presença de doenças cardíacas ou pulmonares graves ou o histórico de cirurgias abdominais extensas.
Conheça as vantagens dessa técnica
Apenas pelo fato de ser minimamente invasiva, a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia representa uma grande vantagem quando comparada as outras técnicas. Outros aspectos positivos desse método são:
- Menor tempo de internação hospitalar, sendo de, no máximo, dois dias;
- Rápida recuperação e retorno às atividades laborais;
- Procedimento mais seguro do que a cirurgia aberta;
- Diminuição dos riscos de hérnias e infecções;
- Redução do risco de complicações pulmonares;
- Menor dor pós-operatória;
- Cicatrização mais rápida dos tecidos;
- Permite maior mobilidade ao paciente durante o pós-operatório;
Assim, é possível perceber a enorme vantagem que a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia tem quando comparada aos outros métodos. Quer saber mais? Clique no banner!