A relação entre médico e paciente deve ser movida por muito diálogo, seja em situações de saúde ou estética. O cirurgião plástico lida com as expectativas daqueles que desejam melhorar a aparência. E é por isso que o profissional tem o dever de ouvir e esclarecer todas as dúvidas, para que o resultado seja o mais satisfatório possível.
A cirurgia plástica é um importante recurso da medicina, capaz de proporcionar bem-estar com a própria imagem, favorecendo a autoestima e a autoconfiança. Mas, são muitos os motivos que levam as pessoas a querer uma operação estética.
Portanto, além de apresentar as informações relativas ao procedimento, o médico tem um papel importante de ajudar o paciente a entender o tipo de mudança que será mais harmônica e natural para seu corpo.
Entenda mais sobre o assunto, a seguir.
Confiança no cirurgião plástico
O primeiro passo para um resultado satisfatório é ter confiança no médico escolhido. Isso muitas vezes é conquistado por meio da cordialidade e da empatia que o profissional demonstra com a pessoa que chegou até ele.
Ou seja, é alguém que entende das “dores” do paciente e que tem conhecimento para orientar sobre o melhor caminho.
Por exemplo, a cirurgia de aumento de mamas é um desejo de muitas mulheres. Mas, sabia que a escolha do tipo de prótese e do volume a ser colocado não é exclusiva da paciente?
O cirurgião deve levar em conta o que se deseja, mas irá se basear na análise da saúde e da constituição física do paciente, em nome da naturalidade do resultado.
Além disso, confiança se ganha com sinceridade. Assim, cabe ao profissional expor também os riscos e possíveis complicações relativos ao procedimento cirúrgico.
Checklist básico dessa relação
- O cirurgião é experiente, qualificado e está devidamente registrado em sua especialidade;
- O atendimento no consultório/clínica, incluindo na recepção, é amigável e respeitoso;
- Existe liberdade para fazer perguntas, mesmo as que você achar “bobas”;
- O médico consegue explicar sobre o que fazer para um resultado visualmente mais harmônico;
- O profissional esclarece dúvidas sobre todo o processo, incluindo pré e pós-operatório.
Perguntas dos dois lados
Diálogo é interação, não é mesmo? Essa troca de informações torna o atendimento personalizado, um ponto essencial para resultados que agradam de verdade.
Por mais que o especialista domine as técnicas, ele sabe que cada paciente é único. Portanto, durante uma consulta, tanto o cirurgião quanto o paciente devem falar, fazer perguntas e serem ouvidos.
Possíveis dúvidas do cirurgião plástico
- Por que você quer fazer a cirurgia?
- O que está te incomodando?
- O que você espera do procedimento?
- Já fez alguma cirurgia antes?
- Está em tratamento de alguma doença?
- Faz uso de quais medicamentos?
- Fuma? Bebe?
- Como é seu estilo de vida, sua alimentação?
- Existe algum histórico de doenças na família?
- Algumas dúvidas do paciente
- Como é a cirurgia?
- Como é a anestesia?
- Qual é o tipo de prótese ideal para mim?
- Como é possível ficar natural com a plástica?
- O que devo e não devo fazer antes e depois do procedimento?
- Posso amamentar se colocar silicone?
- Como é a cicatrização?
- Quantos dias tenho que ficar afastado (a) do trabalho?
- Quais são os riscos da cirurgia?
Essas são apenas algumas questões que podem ajudar no diálogo entre paciente e cirurgião plástico. Com uma relação de confiança mútua estabelecida, as chances de satisfação com o procedimento são sempre maiores.
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