É comum haver confusão entre o entendimento do conceito de cirurgia plástica e harmonização facial. Cada um dos procedimentos tem diferentes características e funções. Vejamos algumas delas.
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que objetivam conferir equilíbrio à face, retificando pequenos defeitos e imperfeições com tratamentos clínicos e produtos para restabelecer a harmonia.
Já a cirurgia plástica, por sua vez, é um procedimento cirúrgico feito em pacientes que necessitam de restauração ou reconstrução de tecidos, devido a acidentes, defeitos congênitos ou queimaduras. De todo modo, a cirurgia plástica também pode ser utilizada para fins estéticos, para fins de alteração da aparência.
Confira alguns elementos importantes entre os dois procedimentos, a seguir!
Cirurgia plástica e harmonização facial: qual devo fazer?
Os prós da cirurgia plástica
Resultados Instantâneos
Um dos inegáveis pontos positivos da cirurgia plástica é a natureza virtualmente instantânea dos resultados, que podem mudar a vida do paciente para melhor. Ao contrário de outras abordagens para melhoria corporal, a cirurgia plástica oferece um amplo espectro de mudanças, que podem ser instantaneamente reconhecíveis.
Reconstrução, Rejuvenescimento, Reparação
A cirurgia plástica reconstrói, rejuvenesce e repara danos causados por lesões, problemas hereditários, envelhecimento ou qualquer outro tipo de fator esteticamente prejudicial.
Efeito cascata
Quando há uma mudança positiva envolvendo a saúde ou a estética, isso normalmente tem um efeito cascata na vida do paciente. A melhora é percebida em várias outras áreas.
Os contras da cirurgia plástica
O ônus do tempo
Qualquer tipo de cirurgia leva tempo. Há uma enorme quantidade de planejamento, considerações e estratégias envolvidas. O custo real do tempo é tipicamente sentido pelos pacientes após a cirurgia, ou seja, durante a sua recuperação.
Custo financeiro
Enquanto alguns pacientes são capazes de arcar com os custos sem pensar duas vezes, a maioria se vê com forte bloqueio de acesso à cirurgia plástica. Valores monetários geralmente podem ser suficientes para assustar pacientes em potencial, deixando-os, infelizmente, incapazes de experimentar os benefícios de uma cirurgia plástica.
Os prós da harmonização facial
Resultados imediatos
Em um tratamento cirúrgico, é necessário um tempo para recuperação e visualização do resultado final. No entanto, muitos tratamentos não cirúrgicos oferecem resultados imediatos, ou visíveis em poucos dias.
Valor mais acessível
É uma opção mais econômica, com efeitos mais imediatos e também satisfatórios.
Não necessita de anestesia geral
O paciente não sofre dor com nenhum tratamento, mas não é submetido à temida anestesia geral, já que se tratam de procedimentos menos invasivos e com menos riscos.
Os contras da harmonização facial
Não é duradouro
A maioria dos procedimentos de harmonização facial não são duradouros, já que se tratam de intervenções não cirúrgicas. Ou seja, os tecidos não são alterados por meio de cirurgia. Isso significa que, para manter o resultado, será necessário fazer manutenções constantes ao longo do tempo, como acontece com as aplicações de Botox e ácido hialurônico.
Baixo controle
Como não se trata de uma cirurgia, muitos profissionais de outras especialidades da área da saúde tem realizado diversos tipos de procedimentos para harmonização facial, como dentistas e biomédicos. Isso provoca a falta de controle sobre a qualidade do procedimento e cuidado com a saúde do paciente. Por isso, é importante ficar atento.
Se você deseja alterar alguma característica física, e não sabe se deve fazer uma cirurgia plástica ou harmonização facial, consulte um cirurgião plástico. Este é o profissional mais indicado, pois se trata de um médico especialista em modificações do corpo, com permissão para tal.
Quer saber mais? Clique no banner!