A lipoaspiração, também conhecida como lipo, é uma cirurgia plástica que tem como objetivo a remoção da gordura da pele – o tecido adiposo superficial. Ela é indicada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, peito, bochechas, queixo, pernas, parte medial do joelho e tornozelos.
Apesar de ser um método simples, como toda cirurgia, requer muito cuidado no pós-operatório.
A recuperação deve ser feita de forma responsável, seguindo todas as orientações médicas e cumprindo os prazos de repouso obrigatórios. É normal sentir dor, sendo comum os hematomas e inchaços na área operada. Embora o resultado seja quase imediato, é ao fim do primeiro mês que se pode notar os resultados dessa cirurgia.
Cuidados essenciais após a lipoaspiração
Atenção aos curativos
Os pontos, geralmente, são retirados entre sete e 14 dias. Nesse período, o paciente faz a higienização em casa. É importante não deixar de fazer essa higienização e troca do curativo, pois a pele estará extremamente sensível, mais propensa a alergias e inflamação nos pontos.
Faça uso da cinta modeladora
Ela ajudará a “comprimir e reposicionar” o tecido descolado com a lipoaspiração, para o lugar onde deve permanecer. O uso da cinta pós-operatória é constante, sendo retirada apenas para tomar banho, durante os primeiro 30-45 dias.
Tenha uma alimentação equilibrada
Não é recomendado que o paciente faça uma dieta restrita, mas é importante ter uma alimentação saudável. Dê preferência a frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em nutrientes necessários para fortalecer a saúde. É importante ingerir bastante água para manter a hidratação. Em alguns casos, será necessário a ingestão de ferro, por conta da perda de sangue durante a cirurgia.
Não se exponha ao sol após a lipoaspiração
O procedimento deixa a pele mais sensível. O contato com a luz pode atrapalhar a cicatrização e até mesmo causar manchas.
Cuidado com as atividades físicas
Caminhadas leves, de acordo com a disposição do paciente, estão totalmente liberadas, porém, atividade física, em geral, deve ser evitada por um período de 21 a 30 dias. O período varia de acordo com a resposta do paciente à cirurgia e da quantidade de gordura retirada.
Invista na drenagem linfática após a lipo
O procedimento, assim como a cinta, ajudará a eliminar o inchaço e deixar a área lesionada com o aspecto bem lisinho, sem depressões. Mas, é importante seguir o número de sessões recomendadas pelo médico, sem exageros.
Atenção aos medicamentos
É importante, tomar os medicamentos indicados pelo médico para aliviar a dor e inflamações. Não interrompa o tratamento sem o consentimento do profissional.
É natural ficar ansioso pelos resultados, mas é importante ter calma e consciência, desde o momento em que se decide fazer a lipoaspiração. O resultado da cirurgia pode demorar algum tempo para aparecer de forma efetiva.
Quer saber mais? Clique no banner!