O exame chamado de Duplex Scan Venoso é um procedimento computadorizado utilizado para analisar o sistema venoso de um paciente. Ele é um tipo de ultrassonografia, no entanto, mais moderna, já que utiliza imagem, fluxo e cor para verificar problemas como trombose e varizes.
Por sua capacidade de mapeamento e complexidade, é bastante solicitado por cirurgiões vasculares antes de procedimentos de retirada de safena e de extensões de varizes de grosso calibre nos membros inferiores.
Também conhecido como “doppler”, é um exame não invasivo e indolor. No momento de sua realização, não há necessidade de injeções ou ingestão de medicamentos.Também não expõe o paciente à radiação, já que o Duplex Scan utiliza ondas sonoras para mapear as veias.
Entenda melhor o que é o Duplex Scan
Ao contrário da ultrassonografia convencional, que apenas apresenta imagens, o Duplex Scan é um exame muito mais complexo e preciso para o levantamento de um diagnóstico.
Esse exame surgiu da evolução dos equipamentos de fluxometria vascular, sendo ainda conhecido como ecodoppler colorido, por utilizar cores para diferenciar veias de artérias. O sangue que sai do coração pelas artérias é vermelho, e o que volta pelas veias ao coração aparece em azul nas imagens.
O nome “duplex” surgiu da junção da tecnologia do ultrassom com o doppler colorido.
Outra especificidade desse tipo de procedimento de análise diagnóstica é que ele mede a velocidade do fluxo sanguíneo, apresentando gráficos que possibilitam observar localidades com fluxo mais fraco. Em geral, é nesses locais que podem haver problemas como coágulos ou mau funcionamento das válvulas venosas.
Além disso, com o Scan Duplex, é possível verificar o calibre de uma veia em qualquer local de sua extensão, seja ela superficial ou profundo. A importância disso está na análise da saúde da veia safena, que é mais profunda.
Quando o exame é indicado?
O exame pode ser útil para uma série de diagnósticos de problemas na circulação venosa. No entanto, sua aplicação mais importante é na localização de coágulos nas veias das pernas.
Isso é importante pois, quando um coágulo se solta do interior de alguma veia, ele pode ir para os pulmões e causar embolia pulmonar. Se o diagnóstico for feito a tempo, essa condição pode ser evitada.
No entanto, o exame é feito com mais frequência para avaliar quadros de varizes nos membros inferiores, principalmente antes de cirurgias vasculares. O Scan Duplex, nesses casos, ajuda a definir qual tipo de procedimento será empregado.
Há ainda outras indicações para a sua realização. São elas:
- mapear veias que serão removidas e utilizadas em outros procedimentos, como na retirada das veias safenas na cirurgia cardíaca, para implante de pontes de safena;
- examinar se um enxerto usado em procedimentos de hemodiálise está funcionando corretamente ou não;
- auxiliar nos casos de cateterismo venoso de uma veia mais grossa.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o Scan Duplex Venoso, converse com um cirurgião vascular.
Quer saber mais? Clique no banner!