A cirurgia para câncer, denominada cirurgia oncológica, é recomendada sempre que for possível obter benefício em prol da cura ou da melhora do indivíduo por meio do procedimento.
É o mais antigo tipo de terapia contra o câncer, sendo o principal tratamento utilizado para vários tipos dessa doença.
O procedimento cirúrgico pode servir para diferentes propósitos. Os mais comuns são a remoção total ou parcial de um tumor, com a intenção de cura da enfermidade. Essas cirurgias são chamadas de curativa total e curativa parcial, respectivamente.
Existem, porém, outros objetivos que podem ser atendidos por meio cirúrgico. A cirurgia pode, ainda, ser indicada como diagnóstica, paliativa ou preventiva.
Confira, a seguir, as cirurgias para câncer e as indicações de cada uma.
Cirurgia para diagnóstico
Alguns tipos de tumor só podem ser acessados por meio de cirurgia ou por biópsia intraoperatória, como nos casos de tumor de pâncreas e do intestino delgado, por exemplo. Ela dará a confirmação histopatológica do diagnóstico da doença.
Essa cirurgia é essencial, também, para determinar o estágio do câncer. Além de colher e analisar o tecido do tumor, também é analisada a área ao redor da região afetada. É um procedimento importante, uma vez que determina informações que influenciam o tratamento e a vida do indivíduo acometido.
Cirurgia curativa total
Consiste na remoção total do tumor. Geralmente, é realizada quando este se encontra somente em uma localidade do organismo, na fase inicial.
Caso necessário, há a retirada também de outros tecidos que possam estar envolvidos com a lesão primária. O procedimento é feito visando à cura imediata e também pode ser combinado a outros tratamentos, como a quimioterapia e a radioterapia.
Cirurgia curativa parcial
A cirurgia parcial visa a remover parte do tumor. É um procedimento realizado quando uma cirurgia total oferece muito risco a outros órgãos, de forma que a retirada de parte do tumor ainda seja possível. Pode ser realizada em caso de câncer avançado do ovário e de alguns linfomas, por exemplo.
Cirurgia paliativa
Esse é um tipo de cirurgia para câncer focado no alívio dos sintomas e nos problemas causados nos estágios avançados. Pode ser usado para aliviar sintomas que causam incômodo ou incapacidade. Por exemplo: alguns tipos de tumor obstruem o intestino, e a cirurgia oncológica é feita para desobstruir a passagem do bolo fecal.
Cirurgia preventiva
Essa cirurgia, também denominada profilática, é feita com o objetivo de reduzir o risco e prevenir o desenvolvimento de um tumor. Consiste na remoção de um tecido que apresenta risco elevado de contrair a doença, mesmo que não exista nenhum sinal dela no momento.
Mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama, por exemplo, podem receber a recomendação da mastectomia profilática como forma de prevenção. Entretanto, a cirurgia não garante que a enfermidade não se manifeste.
Quer saber mais? Clique no banner!