O glaucoma é uma doença grave, caracterizada pelo aumento da pressão intraocular. Muitas vezes assintomático, ou seja, não apresenta sintomas, ele já é considerado a segunda maior causa de perda de visão em adultos em todo o mundo. Assim como outros problemas relacionadas à visão, esse também precisa de tratamento assim que for diagnosticado.
Quando é diagnosticado em fase inicial, pode ser tratado com uso de medicamentos específicos. No entanto, para casos mais avançados, pode ser necessária a realização de uma intervenção cirúrgica.
A cirurgia para o tratamento de glaucoma tem como objetivo diminuir a produção do líquido aquoso na região do globo ocular e aumentar o fluxo de drenagem na região. Fazendo isso, o resultado que se obtém é a estabilização da pressão ocular e a melhora quase que instantânea do quadro para o paciente.
Tipos de cirurgia para tratamento de glaucoma
Atualmente, os profissionais de saúde contam com duas técnicas: a trabeculoplastia e a iridotomia. Veja, abaixo, como é feita cada uma delas e para quais casos elas são mais indicadas:
- Trabeculoplastia: popularmente conhecida como cirurgia a laser, a trabeculoplastia é muito eficaz para casos primários. Nesse tipo de cirurgia, são feitos pequenos furos na malha ocular para que o líquido aquoso acumulado se escoe;
- Iridotomia: assim como a trabeculoplastia, a iridotomia também é uma cirurgia para tratamento de glaucoma realizada com a utilização de um aparelho que emite raio laser. Mas é um pouco diferente: em vez de realizar pequenos furos para avaliar a pressão, a iridotomia cria uma espécie de comunicação entre a câmara posterior e a câmara anterior do globo ocular, fazendo com que todo o líquido aquoso percorra esse caminho.
Qual é a melhor?
A resposta para essa pergunta é bastante clara: depende de cada caso! Como já foi dito, a trabeculoplastia é uma cirurgia para tratamento de glaucoma em estágio primário, cujos pacientes já foram submetidos ao uso de medicamentos e não obtiveram nenhum sucesso.
Já a iridotomia é mais indicada para casos em que o bloqueio de drenagem precisa ser feito para proteger o paciente de uma crise de glaucoma agudo. Além desse tipo de cirurgia, o paciente que realiza uma iridotomia normalmente precisará, ainda, fazer uso de uma série de medicamentos ou até mesmo realizar outros tipos de intervenção no futuro.
Cirurgia para tratamento de glaucoma é uma excelente alternativa para impedir a progressão da doença e conter os danos causados pela condição. Para todos os casos, é essencial conversar com o profissional de saúde para que ele possa avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento.
Quer saber mais? Clique no banner!