A ceratite (ou queratite) é uma inflamação da córnea – o tecido transparente em forma de cúpula, na frente do olho, que cobre a pupila e a íris. A ceratite pode ou não estar associada a uma infecção. Se você tiver vermelhidão nos olhos ou outros sintomas, marque uma consulta com seu médico. Com atenção imediata, casos leves a moderados de ceratite geralmente podem ser efetivamente tratados sem perda de visão. Se não tratada, ou se uma infecção for grave, a ceratite pode levar a complicações graves que podem danificar permanentemente a visão.
A ceratite não infecciosa pode ser causada por uma lesão relativamente pequena, pelo uso prolongado das lentes de contato ou por um corpo estranho no olho. A ceratite infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Existem muitas bactérias diferentes que causam ceratite; as duas mais comumente responsáveis por esse tipo de infecção são Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.
Sintomas
Os sinais e sintomas da ceratite incluem:
- Vermelhidão nos olhos;
- Dor nos olhos;
- Excesso de lágrimas ou outras secreções oculares;
- Dificuldade em abrir a pálpebra devido à dor ou à irritação;
- Visão embaçada;
- Visão diminuída;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Sensação de que algo está em seus olhos.
Causas da ceratite bacteriana
As causas da ceratite incluem:
- Trauma: se algum objeto arranhar ou ferir a superfície da córnea, pode resultar em ceratite não infecciosa. Além disso, uma lesão pode permitir que os microrganismos tenham acesso à córnea danificada, causando ceratite infecciosa.
- Lentes de contato contaminadas: bactérias, fungos ou parasitas – particularmente o parasita microscópico Acanthamoeba – podem habitar a superfície de uma lente de contato ou estojo de transporte de lente de contato. A córnea pode ficar contaminada quando a lente está em seu olho, resultando em ceratite infecciosa. O uso excessivo das lentes de contato pode causar ceratite, que pode se tornar infecciosa.
- Vírus: os vírus do herpes (herpes simples e herpes-zóster) podem causar ceratite.
- Bactérias: a bactéria que causa a gonorreia pode causar ceratite.
- Água contaminada: bactérias, fungos e parasitas na água – particularmente em oceanos, rios, lagos e banheiras de hidromassagem – podem entrar nos olhos quando você está nadando e isso pode resultar em ceratite. No entanto, mesmo se você estiver exposto a esses microrganismos, é improvável que uma córnea saudável seja infectada, a menos que tenha havido um dano anterior da superfície da córnea.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar seu risco de ceratite incluem:
- Lentes de contato: o uso de lentes de contato, principalmente em pessoas que dormem com as lentes, aumenta o risco de ceratite infecciosa e não infecciosa. O risco normalmente decorre de usá-las por mais tempo do que o recomendado, da desinfecção inadequada ou da utilização enquanto se está nadando. A ceratite é mais comum em pessoas que usam lentes continuamente do que naquelas que usam as utilizam durante o dia e as retiram à noite.
- Imunidade reduzida: se o seu sistema imunológico estiver comprometido devido a doenças ou medicamentos, você corre um risco maior de desenvolver ceratite.
- Corticoides: o uso de colírios de corticoides para tratar um distúrbio ocular pode aumentar o risco de desenvolver ceratite infecciosa ou piorar a ceratite existente.
- Lesão ocular: se uma de suas córneas foi danificada por uma lesão no passado, você pode estar mais vulnerável ao desenvolvimento de ceratite.
Tratamento da ceratite bacteriana
Dependendo da causa da infecção, o tratamento da ceratite infecciosa varia:
- Ceratite bacteriana: para ceratite bacteriana leve, colírios antibacterianos podem ser tudo o que você precisa para tratar efetivamente a infecção. Se a infecção for moderada a grave, pode ser necessário tomar antibióticos orais para se livrar dela.
- Ceratite fúngica: a ceratite causada por fungos geralmente requer colírios antifúngicos e medicamentos antifúngicos orais.
- Ceratite viral: se um vírus estiver causando a infecção, colírios antivirais e medicamentos antivirais orais podem ser eficazes. Outros vírus precisam apenas de cuidados de suporte, como gotas de lágrimas artificiais.
- Ceratite por Acanthamoeba: a ceratite causada por esse parasita pode ser difícil de tratar. Colírios antibióticos são utilizados, mas algumas infecções por Acanthamoeba são resistentes à medicação. Casos graves desse tipo de ceratite podem exigir um transplante de córnea.
Quer saber mais? Clique no banner!