É comum ouvir as pessoas reclamarem de “dor lombar”. Sentir dor nessa região das costas é uma causa frequente de visitas aos consultórios médicos por aí.
A má notícia é que ao longo da vida 7 em cada 10 pessoas terão esse problema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, parece não ser tão fácil escapar disso.
Sendo a grande maioria das dores nas costas, resultado de lesões e distensões musculares, em consequência de movimentos bruscos, o que se pode imaginar é que todos estamos facilmente suscetíveis a essa condição.
No entanto, há uma boa notícia. Inegavelmente, o fato de conhecer um pouco mais as causas da dor lombar, com toda certeza atrasará sua ocorrência, bem como, auxiliará na sua busca por tratamento.
Sendo assim, este artigo visa te ajudar a compreender o que pode desencadear a dor lombar, para que a busca por tratamento se torne mais fácil. Acompanhe os detalhes.
Quais são as causas da dor lombar?
Primeiramente, existe uma gama de possibilidades quando o assunto é dor lombar. Por outro lado, há algumas situações frequentes que são o motivo dessas dores. As chamadas causas comuns. Veja algumas abaixo:
Estirpes
Atividades em excesso fazem com que os ligamentos das costas se estiquem constantemente. Além disso, se não há devido aquecimento eles podem rasgar, o que provoca a dor lombar, além de frequentes espasmos musculares.
Lesão no disco
A tão conhecida hérnia de disco é outra causa da dor lombar. O avanço da idade é um fator que aumenta a probabilidade de ocorrência.
Além das hérnias, os discos localizados na parte de trás das costas podem lesionar e provocar dor intensa na lombar. Sendo assim, é importante ficar atento à qualquer dor nas costas depois de uma torção ou levantamento de peso. Pois, se ela persistir por mais de 3 dias, há sérias chances de ser uma lesão no disco.
Ciática
Outra condição para a dor lombar é a pressão do nervo ciático. Esse nervo está ligado à coluna vertebral, bem como às pernas. Sendo assim, se ocorrer uma hérnia de disco e ela pressionar o nervo ciático, a dor lombar será aguda e parecida com uma ardência ou queimação.
Estenose espinal
A estenose espinhal (ou estreitamento) é uma condição comum que se manifesta quando o pequeno canal medular, que contém as raízes nervosas e a medula espinhal, fica comprimido.
Por certo, isso causa um “aperto” da medula espinhal e as raízes nervosas, levando à dor lombar e até dormência. Ademais, dores nas pernas e pescoço também podem resultar de uma estenose espinhal.
Curvaturas anormais da coluna
Escoliose e lordose são deformidades na região lombar da coluna vertebral. Embora diagnosticadas, na maioria das vezes na infância, ainda assim podem causar problemas futuros. Por má postura resultante dessa condição, os músculos ligamentos e vértebras, são facilmente comprimidos. Por consequência, dor intensa na lombar.
Síndrome miofascial
A síndrome da dor miofascial é uma doença debilitante comum dos músculos e tecidos moles associados. A dor irradia de um ou mais pontos-gatilho estimulados pela pressão ou por nada. Embora frequentemente confundida com fibromialgia, não é a mesma síndrome.
Contratura de quadrado lombar
A dor no quadrado lombar pode decorrer do esforço excessivo, estresse e tensão. Isso porque, os músculos causam dor e rigidez quando estão fracos ou muito tensos.
Atividades como ficar sentado por longos períodos podem reduzir o fluxo sanguíneo para uma área, especialmente no quadrado lombar e áreas adjacentes. A dor também pode resultar de movimentos repetitivos e músculos fracos, levando à má postura.
Todos esses fatores podem fazer com que seu quadrado lombar fique muito apertado se tiver que compensar demais para estabilizar sua coluna e pelve. A dor nesta área também pode ser devido a acidentes e comprimentos desiguais das pernas.
Em suma, além das causas mais comuns, mencionadas acima, há outros fatores que podem causar a dor lombar. Ao passo que, cada caso é único, de acordo com as particularidades de cada ser humano, é importante conversar com seu médico a respeito das dores que sente, pois, somente ele pode lhe dizer o motivo.
Quer saber mais? Clique no banner.