A albumina é uma categoria de proteína que está presente em maior concentração no sangue. Após metabolizar alimentos que contenham grande quantidade de proteína, o fígado produz a albumina. Dentre suas funções, está o transporte de nutrientes, medicamentos, vitaminas e hormônios e o controle de água no sangue, por meio da regularização do pH.
Por essa proteína, é possível verificar como anda a saúde do paciente, pois ela identifica alterações como insuficiência hepática e perda de proteínas. Dessa maneira, o exame de albumina é solicitado pelo médico com o objetivo de iniciar uma investigação de possíveis doenças renais e hepáticas, já que, dependendo do resultado, novos exames poderão ser solicitados para o diagnóstico final.
Sobre o exame de sangue
Para conferir os níveis de albumina no sangue, é necessário analisar o sangue do paciente. No laboratório, será identificado se os níveis de albumina estão nos padrões ou em quantidades alteradas.
Níveis de albumina alterados
As variações nos níveis de albumina (em níveis baixos ou altos) podem significar a presença de diversas patologias.
A hipoalbuminemia, albumina baixa, é encontrada em casos de:
- Alcoolismo
- Cirrose
- Colagenopatias
- Deficiência hereditária
- Desnutrição e subnutrição
- Doenças hepáticas e renais
- Gravidez
- Hipertiroidismo
- Inflamações
- Insuficiência renal crônica
- Leucemia
- Queimaduras
Quando em grandes valores, a hiperalbuminemia pode indicar:
- Desidratação
- Doenças alimentares
- Sarcoidose
- Tromboangeíte
Medicamentos podem alterar os níveis de albumina. Por isso, ao fazer o exame, tanto o médico quanto o laboratório devem ser notificados pelo paciente em relação ao uso de remédios. Assim, caso haja uma possível alteração nos níveis da proteína, o resultado será contextualizado da maneira correta.
Para que serve o exame de albumina
Esse exame pode ser solicitado com o intuito de identificar fatores como a existência de problemas nos rins e no fígado, já que sua baixa produção pode ser indício de que o órgão não esteja funcionando corretamente. Além disso, esse exame pode identificar o estado nutricional do paciente.
Quando há desconfiança de doenças com origem nos rins e no fígado, o médico poderá solicitar exames complementares como dosagem de creatinina e de ureia. A verificação de albumina também serve como exame complementar para identificar alterações hormonais como androgênio, esteroides, anabolizantes e hormônios de crescimento.
Em grávidas, o exame é pedido com frequência, já que, durante a gestação, as mudanças no organismo são constantes.
O exame para analisar os níveis de albumina também é solicitado em risco cirúrgico, para verificar a condição de saúde do paciente.
Albumina na urina
Outro exame que se pede para verificar alterações na albumina é o de urina. Por meio desse teste, é verificado se há quadro de microalbuminúria, ou seja, se a proteína está sendo eliminada em grande quantidade pela urina. Como ela está presente no sangue, é dificilmente encontrada no xixi quando os rins estão funcionando normalmente.
Diferentemente do exame de sangue, esse teste propõe identificar causas específicas, como distúrbio ou lesões renais em pacientes com diabetes, já que a microalbuminúria pode ser um indicador precoce de insuficiência renal.
Níveis alterados de albumina, tanto no sangue quanto no xixi, indicam que algo está errado no organismo. Por isso, é importante investigar a causa, já que o resultado do exame de albumina pode indicar problemas que vão desde desidratação até insuficiência renal. Fique em dia com seus exames!
Quer saber mais? Clique no banner!