Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do corpo, pois, enquanto dormimos, nossa mente, musculatura, respiração e coração descansam. No entanto, por ocasião de alguns distúrbios, como a apneia do sono, nem sempre é possível desfrutar desse relaxamento.
Porém, em função da quantidade de informações disponíveis, pode ser difícil encontrar fontes confiáveis sobre o assunto. Por isso, este post foi preparado. A fim de que você conheça alguns fatos importantes sobre essa condição. Vamos lá?
1) A apneia do sono é uma doença
Sim, a apneia do sono é uma doença, sendo conhecida como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Trata-se de uma condição crônica que se caracteriza pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, provocando repetidas paradas respiratórias enquanto o paciente dorme.
Ainda, a apneia é considerada a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de, pelo menos, 10 segundos. Outra condição semelhante é a hipopneia, que é a redução da capacidade respiratória em até 50%.
2) A apneia do sono está relacionada com a obesidade
Mais um fato que precisa ser considerado. O excesso de peso corporal tem grande influência no desenvolvimento dessa síndrome. Em função do acúmulo de gordura na região do pescoço e também na laringe, há um estreitamento da garganta, que se agrava com a queda da base da língua provocada pelo relaxamento muscular.
Além disso, a obesidade também é uma doença relacionada ao desenvolvimento do ronco, uma condição que reduz a qualidade do sono.
3) Os roncos podem indicar o quadro de apneia obstrutiva do sono
Verdade. Embora seja visto com certa normalidade, sendo alvo constante de piadas, o ronco pode sugerir uma apneia do sono, que está relacionada com o aumento do risco de ataques cardíacos, asma, hipertensão, diabetes, entre outros. Assim, os roncos são sintomas que podem indicar um problema grave de saúde.
4) A síndrome de apneia obstrutiva do sono pode afetar o desenvolvimento das crianças
Outro fato de extrema relevância. A SAOS pode afetar consideravelmente o desenvolvimento físico, psicológico e emocional das crianças. Isso porque o pico de liberação do hormônio de crescimento ocorre durante a noite, no estágio mais profundo do sono.
Porém, esse estágio dificilmente é alcançado por crianças com a apneia, pois, acordam por diversas vezes durante a noite. Da mesma forma, adultos também recebem esse hormônio enquanto dormem e, assim, também são prejudicados.
5) A apneia do sono pode ser causada por diferentes fatores
Verdade. Embora a obesidade seja uma causa comum da SAOS, ela não é a única. Isso porque o quadro pode ser ocasionado pelo excesso de relaxamento da musculatura da garganta e da língua, pelo maior volume das amígdalas e das adenoides ou pelo formato diferenciado da cabeça e do pescoço.
6) O ronco não é o único sintoma da apneia
Sim, roncar é apenas uma das manifestações do quadro de apneia. Entre os principais sintomas estão: sonolência diurna, acordar com sensação de sufocamento, dor no peito, boca seca ao despertar, alterações na personalidade, dificuldade de concentração, irritabilidade e até impotência sexual.
Portanto, após a leitura deste post, você já conhece alguns dos fatos mais importantes sobre a apneia do sono e já sabe identificar uma informação falsa a respeito do tema. Quer saber mais? Clique no banner.