Quando se fala sobre prevenção das doenças do coração, em suma, costumamos associá-la à necessidade da boa alimentação e à prática de atividades físicas. No entanto, um importante aliado desse processo é o check-up cardiológico.
Você já fez esse tipo de check-up? Essa avaliação nos permite conhecer e acompanhar a saúde do principal órgão do corpo humano. Leia esse artigo e saiba mais sobre o assunto.
O que é um check-up cardiológico?
Check-up é um termo em inglês e inserido no vocabulário português para definir a realização periódica de diversos tipos de exames clínicos, de imagem e laboratoriais que têm por objetivo avaliar a saúde do indivíduo e permitir a prevenção de doenças.
O check-up cardiológico consiste em um conjunto de exames que permitem ao cardiologista conhecer o estado do coração do paciente e avaliar o risco dele ter ou de desenvolver um problema cardíaco ou circulatório.
Esse tipo de check-up é feito a partir do exame clínico, da anamnese, do exame físico e de alguns exames complementares. Com o resultado dos exames em mãos, o cardiologista pode orientar a conduta do paciente para que previna ou trate possíveis doenças.
Quais são os exames realizados?
Todos os exames que compõem o check-up cardiológico têm por objetivo detectar, de forma precoce, doenças ou distúrbios que afetam a saúde cardiovascular do paciente. Por isso, a realização dos seguintes procedimentos é fundamental:
- Exame clínico e anamnese: nesse momento, o cardiologista irá buscar mais informações do paciente sobre a sua saúde, os hábitos de vida, a presença de fatores de risco, o histórico familiar e pessoal, além de detectar sinais físicos que indiquem uma cardiopatia;
- Exames laboratoriais: são exames fundamentais para conhecer o funcionamento do organismo. Esses exames são a dosagem dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia;
- Eletrocardiograma: é o exame que avalia o ritmo do coração e permite identificar distúrbios na condução elétrica, sobrecargas e alterações na repolarização do órgão;
- Teste ergométrico: conhecido como o teste de esforço. Através dele é possível avaliar o funcionamento do coração quando é muito exigido. Ele também pode identificar uma isquemia miocárdica ou outras alterações.
Quando fazer o check-up cardiológico?
Os médicos costumam indicar o início da realização desses exames a partir dos 45 anos para os homens e após a menopausa para as mulheres. A explicação é de que a partir dessas fases da vida, as pessoas estão mais predispostas a terem um problema cardiovascular.
No entanto, algumas condições podem antecipar a realização desse check-up. Como por exemplo:
- Histórico de familiares que sofreram um infarto ou morte súbita;
- Hipertensão arterial constante superior a 139/89 mmHg;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Altos níveis de colesterol e triglicerídes;
- Ter sofrido alguma doença cardíaca na infância.
Ademais, o check-up cardiológico também deve ser realizado por pessoas sedentárias que desejam iniciar a prática de atividades físicas. Essa ação permite que o cardiologista avalie a condição do paciente e informe se o coração está desempenhando suas funções corretamente.
Contudo, apesar do check-up cardiológico ser de suma importância, você pode procurar um cardiologista no momento em que detectar alguma alteração no funcionamento do coração. Quer saber mais? Clique no banner!