Com o passar dos anos, envelhecemos e ficamos cada vez mais suscetíveis a doenças. A osteoporose é uma dessas patologias que mais acometem os idosos, causando sintomas e consequências graves.
Você conhece os sintomas dessa doença? Sabe como ela é causada? Conhece os tratamentos disponíveis? Caso tenha respondido negativamente para alguma dessas perguntas, você precisa continuar a leitura desse post.
O que é osteoporose?
Trata-se de uma patologia que provoca a perda de massa óssea e faz com que os ossos se tornem mais frágeis. Em consequência disso, o paciente se torna mais predisposto a sofrer uma fratura.
Assim, a fragilidade causada chegar a ser tanta que até o ato de se curvar ou de tossir pode se tornar uma lesão grave, principalmente na região do quadril, punho e coluna.
Ainda, a redução da massa óssea é um processo que ocorre naturalmente a partir dos 35 anos de idade, sendo mais intensa nas mulheres após a menopausa. A osteoporose é um distúrbio que diminui a massa mineral dos ossos.
Em função dessa redução, eles perdem densidade, ficando mais frágeis e menos resistentes. O fortalecimento ósseo depende do aporte contínuo de cálcio e fósforo. Essas duas substâncias são reguladas pela glândula paratireoides.
Como é causada?
Trata-se de uma doença provocada pelo envelhecimento do corpo humano. Além disso, outros fatores corroboram para o aparecimento do problema. São eles:
- distúrbios na glândula tireoide;
- patologias autoimunes;
- deficiências de cálcio e de vitamina D;
- sedentarismo, tabagismo e alcoolismo;
- genética;
- menopausa precoce;
- anorexia nervosa;
- uso de medicamentos, como por exemplo, glicocorticóides, anticonvulsivantes, quimioterápicos, hormônio tireoidiano e pioglitazona.
Ainda, os osteoclastos e os osteoblastos são as células que participam do processo de renovação dos ossos, que é realizado a partir da absorção do cálcio. A osteoporose ocorre quando há um desequilíbrio nessas células, provocando a osteopenia.
Quais são os sintomas?
Apesar dos sintomas mais característicos serem a ocorrência de fraturas e dores nas articulações e nos ossos, os pacientes não costumam manifestar sinais até o momento em que o problema já se tornou grave.
Na maioria dos casos, os sintomas surgem quando há uma fratura, fazendo com que o paciente sinta dor na coluna, formigamento nas pernas, diminuição da altura e postura encurvada.
Como funciona o tratamento?
A primeira tentativa de controlar a perda de massa óssea é pela mudança na alimentação do paciente, fazendo com que haja a ingestão adequada de cálcio e de vitamina D. Quando a alteração na dieta não é suficiente, o profissional pode prescrever a suplementação vitamínica.
Contudo, se a doença já estiver presente, apenas o aporte dessas substâncias é ineficiente. Também será necessário o uso de medicamentos que melhorem a resistência dos ossos, como os bifosfonatos e a calcitonina.
Além dessas alternativas, o paciente também precisa praticar atividades físicas. Porém, a prática deve ser feita com moderação e seguindo a prescrição médica.
Pronto! Isso é tudo o que você precisa saber sobre a osteoporose. A melhor forma de prevenção é viver uma vida repleta de hábitos saudáveis.
Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre ortopedia.