Já é de conhecimento de grande parte da população os benefícios promovidos pela acupuntura. No entanto, além de causar o relaxamento muscular e reduzir os distúrbios emocionais, ela é indicada até para quem tem medo de falar em público.
Você sabia disso? Nesse artigo, irei explicar melhor como essa terapia chinesa pode tratar um problema conhecido como glossofobia.
O que é glossofobia?
Em resumo, glossofobia é o termo utilizado para nomear o medo de falar em público ou o medo de palco. É muito comum que as pessoas apresentem um leve grau de ansiedade antes de um discurso público, apresentações de trabalho ou exposições para bancas de avaliação.
No entanto, a grande maioria das pessoas consegue superar esse medo em algum momento da vida. Nesse sentido, a glossofobia se caracteriza pelo extremo temor em se expor, causando o chamado “congelamento” antes de falar, deixando o indivíduo incapaz de realizar a tarefa.
Além de ficarem “travados”, quem sofrem com a glossofobia pode apresentar, por exemplo, boca seca, sudorese excessiva, tremedeiras, ataques de pânico, rigidez muscular e até sentir palpitações.
Ainda não há uma explicação científica para a causa desse problema, o que se sabe é que está relacionado a algum trauma vivido no passado, baixa autoestima, perfeccionismo ou a necessidade constante de aprovação.
Uma das possibilidades de tratamento para esse medo é a realização de sessões de acupuntura. Isso porque a famosa terapia chinesa atua no Sistema Nervoso Autônomo e no Central, provocando alterações psicofisiológicas, sendo indicada para vários transtornos.
O que é a EFT?
O EFT, ou Técnica de Liberação Emocional, em tradução livre, é um tipo de terapia que corrige os desequilíbrios no sistema energético do corpo por meio de pequenos estímulos nos locais por onde essa energia é distribuída, chamados de meridianos.
Devido a semelhança de conceitos utilizados na medicina tradicional chinesa, o EFT também é chamado de acupuntura sem agulhas. A técnica combina a sabedoria ancestral da acupuntura com a psicologia moderna.
A Técnica de Liberação Emocional entende que a causa de todas as emoções negativas, inclusive o medo de falar em público, está na interrupção do fluxo de energia no corpo.
Assim, a técnica atua na correção desses bloqueios por meio da conexão mente-corpo. Nos preceitos da EFT, a realização de uma sequência de batidas leves com a ponta dos dedos e a fala de frases de liberação emocional é suficiente para até promover a cura do paciente.
Como a acupuntura trata o medo de falar em público?
A estimulação dos nervos periféricos provoca alterações nas vias da dor, nas funções autonômicas e nos hormônios. Quando a técnica é aplicada, os neurotransmissores são liberados.
Dentre os mais comuns estão o GABA, as β endorfinas, as encefalinas, a dopamina, o CCK-8, o fator liberador de corticotrofina (CRF) e a substância P. Além disso, outros neurotransmissores estão envolvidos nos transtornos de ansiedade, que provocam o medo de falar em público.
Assim, por meio da estimulação, há uma harmonização visceral e circulatória que promove o restabelecimento da normalidade das funções neurológicas do indivíduo e a autocura.
Entendeu como a acupuntura e a EFT atuam no tratamento de pessoas que sofrem com o medo de falar em público?
Quer saber mais? Clique no banner!