Você sabe o que é fertilização assistida (FA)? De uma maneira simples, essa técnica é baseada em tecnologia assistida para tratar a infertilidade. Ela inclui, por exemplo, tratamentos depara pessoas com problemas para engravidar.
Por meio da fertilização assistida, os óvulos são removidos dos ovários e, então, são misturados ao esperma para haver a produção de embriões.
Posteriormente, os embriões são colocados de volta no corpo da mulher. Um dos exemplos mais comuns dessa prática é a fertilização in vitro, que também é um dos métodos mais eficazes. No entanto, há vários outros.
Nos próximos tópicos vamos explicar melhor os métodos mais usados para a fertilização assistida. Continue a leitura e saiba mais!
Tipos de fertilização assistida
Como apontamos, há vários tipos ou métodos de procedimentos para a realização da fertilização assistida, que envolvem diferentes células reprodutivas e técnicas. Algumas das mais comuns são:
Fertilização in vitro
Na fertilização in vitro, o especialista extrai os óvulos da mulher e os fertiliza em um laboratório especial. Os médicos podem combinar essa técnica com uma transferência de embriões, transferindo os resultantes para o útero de uma pessoa.
Um dos maiores benefícios da fertilização in vitro é que ela apresenta uma maior chance de resultar em gravidez. Contudo, há aspectos que precisam ser considerados, como a possibilidade de uma gravidez múltipla, bem como efeitos colaterais, a exemplo da hiperestimulação ovariana.
Transferência intrafalopiana
Outro método de fertilização assistida é a transferência intrafalopiana. Essa técnica é semelhante à fertilização in vitro, contudo, o especialista precisa realizar uma cirurgia laparoscópica para fazer com que os gametas cheguem na trompa de Falópio.
Transferência de embriões congelados
Já no caso da transferência de embriões congelados, ocorre o descongelamento dos embriões congelados via fertilização in vitro e, posteriormente, é feita a colocação no útero da pessoa.
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides
Essa técnica de fertilização assistida com nome comprido envolve um procedimento que os médicos podem fazer com a fertilização in vitro, de maneira a ajudar na fertilização do óvulo.
Aqui, profissional especializado na técnica recorre a uma pequena agulha para injetar um único esperma na parte central de um óvulo. Pode ser uma alternativa interessante para pessoas que vivenciam a infertilidade relacionada ao esperma.
Fertilização assistida de terceiros
Como sugere o próprio nome, a fertilização assistida de terceiros acontece quando outro indivíduo doa os óvulos, embriões ou esperma para uma pessoa ou casal. Nessa categoria podem ser incluídas as gestantes e mães de aluguel. Basicamente, consiste em uma outra pessoa ser inseminada com o esperma do casal usando a fertilização assistida.
Considerações gerais
Sem dúvidas, a fertilização assistida, em suas mais variadas técnicas, provoca uma intensa gama de emoções. Afinal, trata-se de algo que envolve incertezas e muitas exigências conforme o tratamento escolhido. Por isso, não é raro que os procedimentos envolvendo esses métodos incluam uma equipe multidisciplinar, pois além da tentativa da gravidez, há aspectos sentimentais e mentais envolvidos.
Por fim, é sempre válido pesquisar e analisar cuidadosamente cada uma das opções disponíveis e revisar essas informações. Quando o casal, se for o caso, toma todas as decisões juntos, o processo tende a ser mais cômodo e tranquilo para todos os envolvidos.